top of page
Ativo 3forma3.png

FEIRA VIRTUAL

2 DE NOVEMBRO

São 30 editoras, coletivos e artistas que apresentam seus trabalhos por meio de transmissões no Instagram. Uma oportunidade de conhecer um recorte significativo da produção contemporânea de arte gráfica. Acompanhe!

Ilustrapreto.png

Produz obras que apresentam a ancestralidade dos povos originários brasileiros e africanos e que resgatam a importância da preservação da biodiversidade brasileira, feitas com técnicas, que envolvem extratos naturais como cúrcuma, cacau, café, nankin, e outros materiais como tintas a óleo e aquarelas.

11H
insta-branco.png
Ruana Negri - Ruana Negri.jpeg

A artista convida a conhecer algumas páginas de cadernos de desenhos, matrizes de gravuras, trabalhos gráficos originais disponíveis para venda e também participar observando o momento de gravação em linóleo, de uma das matrizes da novíssima série "Segredos Animalescos".

11H
insta-branco.png
Lua Negra.jpg

O Oráculo da Poesia é composto de 60 fragmentos de poemas de dois livros da Ana Karina Luna: “Saindo da Piscina de Éter” e “Maluquete Quer Dançar”. Durante a transmissão, você poderá escolher um número de 1 a 60 para que ela leia e interprete a mensagem correspondente para o seu momento.

11H
insta-branco.png
final1 - André Matias.jpg

Uma amostra de diferentes produções em parceria com outros projetos, como Risotrip e Chamada Serigrafica, destacando alguns pontos sobre as técnicas de impressão utilizadas. Além de apresentar uma junção do campo artístico e o acadêmico com uma pesquisa de capas ilustradas de livros de ficção.

12H
insta-branco.png
CaduFrança.png

Quadrinista e ilustrador independente, explora técnicas de impressão, formatos e caminhos de distribuição desde 2013. Seus quadrinhos são histórias cotidianas de dramas de relacionamentos, jovens LGBT, relações familiares e dramas explorando as relações dos personagens entre si e com o Rio de Janeiro.

12H
insta-branco.png
ad123 - cassio.jpg

ART DIAGNOSIS é uma revista de bolso, que reúne o melhor das pesquisas em arte e história da arte. É uma autopublicação enciclopédica periódica, criada em 2022, e já conta com 3 números lançados, em março, abril e em julho.

12H
insta-branco.png
zarabatana.jpg

Desde 2006 publica histórias em quadrinhos premiadas do Brasil, Argentina, EUA, Canadá, França, Bélgica, Portugal, Espanha, Itália, Alemanha, Líbano, Sérvia, Japão e Chile. Com cerca de 120 títulos em catálogo, publica autores como Adão Iturrusgarai, Germana Viana, Guy Delisle, Liniers e Marcelo Saravá.

13H
insta-branco.png
negráfica.png

A partir do desejo de juntar narrativas e criar uma rede de apoio e presença no mundo gráfico, a coletiva levanta diálogos sobre afetos, medos, sonhos e realidades de pessoas negras através de suas vivências por meio de quadrinhos, desenho, pintura, ilustração, colagem e fotografia, educação e pesquisa.

13H
insta-branco.png
Isto Edicoes.jpg

Celebrando o aniversário de um ano da Isto Edições, a editora apresenta seu catálogo de poesia, com inserções do premiado ator gaúcho Gustavo Dienstmann, que faz uma leitura dos poemas. Também será dado início ao sorteio que premiará um leitor com uma caixa especial com todos os livros e brindes.

13H
insta-branco.png
animal-extinto.jpg

A pequena editora colombiana publica, através de critérios independentes, trabalhos de alto teor literário e estético, tratando o ofício da edição como o mais belo e singular dos animais. Através de cada projeto, o processo de edição é recriado em cada detalhe.

13H
insta-branco.png
Felipe Russo4.JPG

O artista propõe leituras, principalmente poéticas, com colegas autores com quem publicou neste ano, convidando espectadores para conversar sobre poesia, literatura e leitura. Na live também ocorre o lançamento de seus cadernos de anotações personalizados, assim como sua coleção particular de diários.

14H
insta-branco.png
selo editorial paralelo13s.jpeg

Conheça e aproveite para "folhear" alguns dos livros que o selo editorial paralelo13S publicou. Suas escritoras e escritores falam sobre seus trabalhos e leem trechos de poesia, contos e dramaturgia. Além dos papos, a live também conta com ofertas e promoções exclusivas para quem assistir ao vivo.

14H
insta-branco.png
IMG_20211026_182230_796 - Gabriela Carvalho.jpg

Atuante na área da linogravura, com ênfase nos imaginários culturais pernambucanos, foca na produção de zines, literaturas de cordéis e acessórios artesanais através da experimentação de materiais e processos artísticos, onde há uma constante investigação das identidades que atravessam a autora.

14H
insta-branco.png
TrajesLunares.jpeg

Autoras e autores do selo Trajes Lunares conversam sobre leituras recentes, dão dicas de livros e leem trechos ao vivo. Também abrem o espaço para que os espectadores da live possam participar da conversa, compartilhando suas leituras atuais ou outras que lhes agradem.

14H
insta-branco.png
HeloRodrigues .jpg

De forma ritualística e imersiva, Helô traz seus processos de criação de artes com pigmentos naturais, elementos orgânicos e reciclagem de lixo, e produz uma obra de grande escala, utilizando materiais de origem natural e objetos de descarte, refletindo sobre práticas sustentáveis no fazer artístico.

15H
insta-branco.png
motim - rte - Maldita Cafeína.jpg

O selo Maldita Cafeína apresenta produções de poetas do Centro-Oeste, com Marcelo Dakí, multiartista com foco em quadrinhos e artes plásticas. Dakí foi provocado a escrever um texto “puro”, sem recursos gráficos, e conta como a limitação impactou seus processos e o resultado final, a trilogia de fanzines.

15H
insta-branco.png
Edições 1_4.jpg

Dedicada à publicação de livros artesanais e encadernações artísticas que procuram interagir com a própria criação literária, interferindo nas obras como elemento narrativo que provoque experiências sensoriais e sinestésicas nos leitores, flertando com as ideias de livros-objetos.

15H
insta-branco.png
zine_floresta - Juli Ribeiro.png

Com uma produção em constante desenvolvimento, a artista se vale de ferramentas analógicas e digitais para criar um universo particular que dialogue com nosso tempo. Na live, compartilhará processos de criação e como algumas mudanças recentes trouxeram mais sentido e liberdade para seus novos projetos.

15H
insta-branco.png
dezorganizada.png

Julia Oliveira Santos, fundadora da Dezorganizada, falará sobre a escrita e os processos criativos do seu novo livro. Na live será demonstrado o percurso, desde alguns exercícios para estimular as ideias, passando pela criação da história até a montagem manual da publicação em formato de zine.

16H
insta-branco.png
Lollyn.jpeg

Seu trabalho engloba técnicas e superfícies diversas, tendo destaque na arte urbana através do graffiti, stencils, gravuras, adesivos e serigrafias com a ideia de trazer um pouco do universo múltiplo que transita artisticamente para suportes possíveis de transporte.

16H
insta-branco.png
Capineira.jpg

Lucas Gaspar apresentará gravuras demonstrando seus temas mais trabalhados, com atenção especial ao tratamento do cotidiano, aspectos ínfimos da rotina e da vida, relacionado aos pequenos prazeres e ao "calor no coração". Também conta com uma leitura de textos de autoras como Adília Lopes e Cecilia Pavón.

16H
insta-branco.png
Natalya Gino Nova.JPG

A ilustradora e artista visual independente Natálya Gino dialoga com as possibilidades entre o fazer analógico e o digital, propondo expandir as investigações de mídias. Durante a conversa, fará uma arte que une técnicas, processos e suportes desses dois campos artísticos.

16H
insta-branco.png
Caixa sem saída - Nathália Rinaldi - Feira Miolos.jpg

"Caixa sem saída" fará a apresentação do material poético artesanal e sua construção para, em seguida, ser trabalhada a sua desconstrução ao vivo a partir da prática conhecida como"blackout poetry". O mecanismo será também o gancho e mote para apresentar a nova zine "Ir como para o nada".

17H
insta-branco.png
Enstranha.jpg

ENSTRANHA
SÃO PAULO (SP)

Na live “Une séance d'art”, o coletivo se reúne a partir de uma instalação artística para propor ao público uma provocação através do desenho, fazendo uso da linguagem audiovisual, como ferramenta propositiva para se pensar, discutir e ativar processos criativos nas linguagens gráficas.

17H
insta-branco.png
Artes e Livros.jpg

Após abrir as portas do ateliê e apresentar o catálogo, Gabriela Irigoyen entrevista a Kinoruss sobre a criação do “Stalker’’, uma co-edição sobre o cineasta Andrei Tarkovsky. Também serão mostradas as partes de um livro (lombada, miolo, seixa, guarda…) e exemplificada a costura numa capa dura.

17H
insta-branco.png
Posto68.jpg

Após contar como surgiu a Posto 68, a live mostrará uma seleção de materiais imagéticos de vários anos da revista, que foca em assuntos da contemporaneidade através da política, arquitetura, artes e cidade. Suas publicações abordam temas de descolonialidade, tecnologia, crise ambiental e movimentos sociais.

17H
insta-branco.png
Zinext.jpg

Editora independente e coletivo idealizada por Chico Oliveira e que se propõe a publicar quadrinhos e zines de autores nordestinos, utilizando-se de acabamentos manuais, e de um design que une afeto e materialidade.

18H
insta-branco.png
Sylviatriginelli1.png

Artista visual com uma produção ligada aos lados sombrios da mente e seus monstros. Na live, ela mostra o processo criativo que descobriu ao longo dos anos, desde os desenhos, gravuras, reproduções e os zines. Compartilha cadernos de processos, materiais, matrizes, impressões e experimentações gráficas.

18H
insta-branco.png
Gravural.jpg

Na live serão apresentados os processos de produção, como desenho, gravação, impressão e manufatura do papel. Ainda será feita uma leitura rápida das publicações “Manual de Jardinagem para Cultivar Coragem” e “Desmandamentos” e o lançamento do álbum de gravuras em relevo “Passarinhos, meus vizinhos”.

18H
insta-branco.png
VirginiaMagalhaes.png

A artista faz o lançamento do livro “FOLHAS SECAS, RAÍZES E MEZINHAS”, uma coletânea de fotografias de um sítio no sertão cearense e monotipias realizadas com plantas usadas na medicina natural e em rituais de benzimento por mezinheiras e curandeiros. Virgínia também faz uma monotipia ao vivo.

18H
insta-branco.png
bottom of page