top of page
Desde 2017, o Esquenta Miolo(s) traz atividades de formação e reflexão voltadas para editores independentes e artistas gráficos. A programação oficial de 2024 acontece na Hemeroteca Mário de Andrade e no Auditório da Biblioteca Mário de Andrade. Atenção: algumas atividades têm vagas limitadas e precisam de inscrição prévia.
29 a 31 de outubro e 1 de novembro
Explore a programação de cada dia
Criação de gravuras em embalagens cartonadas
Com Merien Rodrigues, do Itinero Grapho
turma 1: das 14h às 17h
turma 2: das 18h às 21h
na Hemeroteca Mário de Andrade
A oficina de experimentação gráfica em Tetra Pak, ministrada pela artista visual Merien Rodrigues, traz a embalagem cartonada, um material reciclável, como suporte matricial e alternativo para explorar a gravura de encavo. Durante a atividade, serão abordados diversos grafismos e métodos de gravação com ferramentas convencionais e não convencionais, e explorados alguns métodos de impressão. Merien Rodrigues atua em atividades ligadas ao projeto itinerante Itinero Grapho: Galeria e Ateliê Rodantes, iniciativa autoral de difusão das artes gráficas.
terça-feira
29 de outubro
Surrealismo no design
Com Daniel Justi
das 16h às 17h30
na Hemeroteca Mário de Andrade
A atividade trará um pequeno panorama sobre o histórico das artes gráficas no surrealismo, desde o centenário Manifesto do Surrealismo aos dias atuais. Daniel Justi é designer gráfico e dirige seu próprio estúdio. Tem trabalhos reconhecidos pelo Prêmio Jabuti, Latin American Design Awards, pelas Bienais da ADG, Tipos Latinos e Prêmio Miolo(s). É autor de “A letra Z” em parceria com Tino Freitas, publicado pela Editora Amelí em 2024. Com a participação de Gustavo Piqueira.
A gráfica na cidade: o ofício latente
Com Gilberto Tomé, Renato Rossini e Monica Schoenacker. Mediação de Cecilia Arbolave
das 19h às 21h
no Auditório da Biblioteca Mário de Andrade
Não precisa de inscrição prévia – é só chegar!
A mesa discutirá a sobrevivência de gráficas e dos saberes tradicionais nos dias atuais. Gilberto Tomé (Gráficafabrica), Monica Schoenacker (Sericleta e Giramundo) e Renato Rossini (Tipografia Rossini), compartilharão vivências do ofício e também da luta para manter uma gráfica aberta, em tempos de impressão digital tão acessível e rápida. Mediado pela produtora gráfica Cecilia Arbolave, o encontro proporcionará reflexões sobre o impacto cultural e social das gráficas na cidade.
quarta-feira
30 de outubro
Parem as máquinas: problemas, sustos e alternativas
Com Cecilia Arbolave
das 14h às 16h
na Hemeroteca Mário de Andrade
Uma abordagem prática e descontraída sobre imprevistos na produção gráfica de obras impressas. Por meio de exemplos reais e experiências vividas, serão discutidos problemas que surgem ao produzir publicações e as soluções criativas para resolvê-los. Voltado para profissionais e entusiastas da área, o encontro busca compartilhar aprendizados, trocar dicas e expor as dinâmicas da produção gráfica.
A materialidade como discurso narrativo
Com Gustavo Piqueira
das 16h às 17h30
na Hemeroteca Mário de Andrade
Tomando como ponto de partida o projeto da nova revista da Biblioteca Mário de Andrade, uma conversa sobre possibilidades de incorporação da materialidade como agente narrativo. Gustavo Piqueira é artista gráfico, designer, pesquisador e escritor, com mais de 40 livros publicados nos quais mistura livremente texto e imagem, ficção e não ficção, design, história e tudo mais que encontrar pelo caminho. À frente de sua Casa Rex, é um dos mais premiados designers gráficos do Brasil, com mais de 600 prêmios recebidos. Também já recebeu premiações como escritor e como ilustrador. Atividade com a participação de Daniel Justi.
Urgente: o papel do prazo na publicação
Com Joseana Nunes de Souza, Kael Vitorelo e Marília Marz. Mediação de João Varella
das 19h às 21h
no Auditório da Biblioteca Mário de Andrade
Não precisa de inscrição prévia – é só chegar!
A mesa de discussão reúne três artistas para explorar como os prazos afetam os processos criativos: Joseana Nunes de Souza, Kael Vitorelo e Marília Marz. Seja em publicações artesanais, novelas gráficas ou charges para jornal, o encontro abordará a relação entre a urgência e a inventividade, os desafios para cumprir prazos externos ou auto impostos, e estratégias para gerenciar o tempo. A conversa busca oferecer reflexões sobre o equilíbrio entre pressões de tempo e o desenvolvimento de projetos autorais consistentes. A mediação é de João Varella, editor da Lote 42.
Impressoras domésticas: como hackear os meios de produção
Com Circe Clingert, Jéssica Groke e Preto Matheus
das 14h às 17h
na Hemeroteca Mário de Andrade
A atividade explora como as tecnologias acessíveis, como impressoras caseiras, podem ser usadas de maneira criativa para produção gráfica independente. Com a participação dos publicadores Circe Clingert (Phonte88), Jéssica Groke (Taca Tinta) e Preto Matheus (SQN Biblioteca), o encontro mostrará de forma prática as maneiras de subverter e adaptar os meios de produção tradicionais, possibilitando novas abordagens artísticas e editoriais. Voltado para quem deseja experimentar e expandir os limites do que é possível criar com equipamentos simples, o evento inspira inovação e autonomia criativa.
quinta-feira
31 de outubro
O poema para fora do livro
Com Fred Caju, Maré de Matos e Philippe Wollney. Mediação de João Varella
das 19h às 21h
no Auditório da Biblioteca Mário de Andrade
Em errância por cinco estados brasileiros, através do projeto “Palavra: nômade”, Fred Caju, Maré de Matos e Philippe Wollney debatem sobre as confluências e particularidades de suas práticas poéticas e editoriais que projetam o poema para fora do livro. Modos de fazer que pensam o uso do suporte e as tecnologias de inscrição para expandir a poesia por ruas, telas, galerias e bibliotecas se enovelam para abrigar a poesia em estado livre. A mediação é de João Varella.
Não precisa de inscrição prévia – é só chegar!
sexta-feira
1 de novembro
Visita guiada à mostra "À mão"
Com Cecilia Arbolave, Gustavo Piqueira e João Varella
a partir das 15h
na Hemeroteca Mário de Andrade
Uma visita pela exposição que marca a temática central do evento. É a oportunidade de conhecer de perto obras que destacam técnicas artesanais e processos manuais na criação gráfica, bem como suas ferramentas. Com trabalhos dos próprios publicadores da Miolo(s), a mostra celebra a singularidade de trabalhos feitos à mão, bem como as diferentes abordagens que cada linguagem propicia. A mostra “À mão” é dividida em cinco eixos (carimbo, gravura em metal, serigrafia, tipografia e xilogravura) e acontece apenas durante a Miolo(s), nos dias 2 e 3 de novembro na Hemeroteca Mário de Andrade.
Publicação e ativismo: a criação do Ministério do Livro
Com Malena Pestellini e Mariana Lerner
a partir das 17h
na Auditório da Biblioteca Mário de Andrade (com transmissão ao vivo no YouTube)
A atividade traz as editoras argentinas Malena Pestellini e Mariana Lerner, do coletivo Typeo - Territorio y Producción Editorial Organizada, para discutir o papel da edição independente na resistência política e cultural. O coletivo criou na última Feira do Livro de Buenos Aires o chamado "Ministerio del Libro", um estande inusitado que respondeu às pressões atuais sobre a cultura e o livro. Também serão apresentadas estratégias coletivas para defender o ecossistema do livro.
Não precisa de inscrição prévia – é só chegar!
Giro Miolo(s) - Latinoamérica
a partir das 19h
no Auditório da Biblioteca Mário de Andrade
Não precisa de inscrição prévia – é só chegar!
O Giro Miolo(s) encerra o ciclo Esquenta Miolo(s) com uma edição dedicada à publicação na América Latina. Com apresentação de João Varella e Cecilia Arbolave, organizadores da Miolo(s), a atividade reúne vozes da cena editorial independente, como Ana Carolina Benalcázar, Diana Paola Gómez Mateus, Eduardo Yaguas Gargate, Eliana Agostina Alarcón, Holydrako, Juan Pablo, Kevin Figueroa, Luis Antonio Hernández Perales, Magenta Magnelli, Malena Pestellini, Mariana Lerner, Sebastian Goyeneche e Sofia Puertas. O debate vai explorar práticas editoriais, desafios regionais e a colaboração entre países latino-americanos, promovendo um panorama rico e diversificado da produção contemporânea no continente.
bottom of page