EXPOSI

TORES

5 E 6 DE DEZEMBRO

DAS 12H AS 20H

craserosa.png
A Banca Vermelha
a margem ; press
A Ponte Gráfica
A Zica

A BANCA

VERMELHA

SÃO PAULO (SP)

A Banca Vermelha é uma livraria que abre caminhos para o protagonismo das mulheres no meio editorial. São mais de 100 publicações de artistas e editoras independentes, da fotografia ao texto, do zine ao livro de artista.

shop-branco.png

A MARGEM ;

PRESS

SALVADOR (BA)

A margem é uma plataforma editorial que trabalha as possibilidades da produção gráfica experimental, questionando o papel formal da arquitetura e das artes plásticas; deslocamentos, subversões e recontextualizações através da palavra, da imagem e das subjetividades do fazer livro.

shop-branco.png

A PONTE

GRÁFICA

SÃO PAULO (SP)

A Ponte Gráfica é um projeto de circulação de publicações independentes da Colômbia no Brasil, onde poderá encontrar uma amostra do trabalho feito por artistas, escritores e ilustradores colombianos. Feito pelo Fotolab Linaibah em parceria com o coletivo Huracán.

shop-branco.png

A ZICA

BELO HORIZONTE (MG)

A Zica é uma revista de ilustrações e quadrinhos coletiva e colaborativa, editada desde 2010, e já em sua sexta edição. Ao longo de sua trajetória, tem se afirmado como uma vitrine para o trabalho dos artistas e uma referência em publicações colaborativas do Brasil.

shop-branco.png
Ale Kalko
Alecrim
Amelì Editora
anaiaiá

ALE KALKO

SÃO PAULO (SP)

Ale Kalko é uma micro editora que se autopublica desde 1997. Com mais de 20 títulos em seu catálogo entre livros, zines, pôster e mídias diversas explora a materialidade do papel e do suporte para a construção de narrativas interativas. Aborda questões pessoais universais.

ALECRIM

BELO HORIZONTE (MG)

O projeto se pauta pela edição como gesto poético e criativo. Dentro disso, trabalha com projetos de publicação em tiragens reduzidas, de forma colaborativa, artesanal e experimental. Compreende que o livro, antes de ser um produto, é um fazer coletivo.

AMELÌ EDITORA

SÃO PAULO (SP)

Amelì é uma editora brasileira de livros ilustrados, literatura ensaios e poesia. Publica livros que contam mais que histórias, procura aqueles que verdadeiramente façam a diferença na vida de crianças e adultos, abrindo o olhar a experiências estéticas singulares.

ANAIAIÁ

PORTO ALEGRE (RS)

Com base em Porto Alegre, Anaiaiá é o projeto criado em 2014 pela designer Ana Paula Zonta para abrigar seu trabalho como ilustradora. Personagens de filmes, bichos e o cotidiano da artista aparecem nos seus desenhos.

shop-branco.png
shop-branco.png
shop-branco.png
shop-branco.png
Andante
Animal Extinto Editorial
Ateliê de Ofícios
Atelier Gabriel Coelho

ANDANTE

BELO HORIZONTE (MG)

Andante é um projeto de Amir Brito com a participação da Daniela Maura. Está em atividade há 10 anos, já fez livros utilizando carimbo, estêncil, tipografia, linóleo, risografia, carbono, offset, jato de tinta e impressão laser.

shop-branco.png

ANIMAL EXTINTO

EDITORIAL

BOGOTÁ (COLÔMBIA)

Pequena empresa de edição e publicação com sede em Bogotá, na Colômbia. Com critério independente, escolhem textos ou projetos de grande valor literário e estético e, com eles, fazem livros. Tratam o ofício da edição como o mais belo e singular animal.

shop-branco.png

ATELIÊ DE

OFÍCIOS

SALVADOR (BA)

Ateliê de Ofícios é um espaço gráfico localizado no Santo Antônio, Centro Histórico de Salvador/BA, movimentado por Flávio Oliveiras (FLOS) e Cibele Bonfim e voltado à experimentação artística e perpetuação de saberes em torno das técnicas e fazeres manuais do trabalho gráfico.

shop-branco.png

ATELIER GABRIEL

COELHO

BARRA VELHA (SC)

Os trabalhos do Atelier Gabriel Coelho com publicações iniciaram em 2019, depois do curso de uma disciplina de mestrado. Desde então, vêm sendo desenvolvidos livros de artista experimentais em baixas tiragens, com temáticas e encadernações variadas. Tudo caseiro e manual.

shop-branco.png
BabaYaga
AUA Coletivo
Balão Editorial
Banca Tatuí

AUA COLETIVO

BRASÍLIA (DF)

AUA é um coletivo experimental de design editorial, que tem como propósito a investigação e construção da identidade projetual e visual negra e indígena brasileira, afim de valorizar as expressões culturais invisibilizadas pelo racismo.

shop-branco.png

BABAYAGA

SÃO PAULO (SP)

BabaYaga é um coletivo de criação literária para infância. Com pequenas tiragens, alia processos de impressão industriais a acabamentos artesanais. São autores independentes, profissionais das áreas de ilustração, design, educação, leitura, artes e linguagem.

shop-branco.png

BALÃO EDITORIAL

SÃO PAULO (SP)

Pequena editora independente que publica quadrinhos e literatura desde 2010. Busca promover e democratizar a leitura, com obras de qualidade e edição criteriosa.

shop-branco.png

BANCA TATUÍ

SÃO PAULO (SP)

A Banca Tatuí é um espaço em São Paulo que reúne o trabalho de mais de 200 editoras, coletivos e artistas independentes de todo o Brasil. Aberta em 2014, oferece publicações que exploram formatos, acabamentos e temáticas não convencionais.

shop-branco.png
Bebel Books
Bia Melo
Caderno Listrado
Candyland Comics

BEBEL
BOOKS

SÃO PAULO (SP)

Publicações de viagem e livros eróticos, uns irônicos e lúdicos, outros sérios, com diversas expressões artísticas. A BbB se empenha em ocupar os espaços de narrativa com conteúdo construtivo e valendo-se, quase sempre, com humor.

shop-branco.png

BIA MELO

LONDRES (INGLATERRA)

Ilustradora paulista que vive em Londres, onde trabalha como designer para a editora Nobrow Press e cursa um mestrado em artes sobre ilustração de Livros Infantis em Cambridge. Seu trabalho é inspirado no cotidiano, em cidades por onde passou e memórias da infância.

shop-branco.png

CADERNO

LISTRADO

SÃO PAULO (SP)

A Caderno Listrado é um ateliê de encadernação artesanal e também um estúdio de impressão serigráfica de alta qualidade. De Curitiba mas com sede atual em São Paulo, edita livros além de produzir cartazes e outros produtos de maneira independente desde 2005.

shop-branco.png

CANDYLAND

COMICS

CURITIBA (PR)

Meio curitibana, meio paulistana, Candyland começou como HQ num fanzine, depois virou fanzine, depois marca de camiseta e atualmente designa as incursões gráficas de Guilherme Caldas e Olavo Rocha.

shop-branco.png
Casa27
Castanha Mecânica
Castelo de Cartas
Combustível Insólito

CASA27

RIO DE JANEIRO (RJ)

A Casa27 é uma editora independente de livros de artista, ficção e afins. Um espaço-tempo de convergências criado para unir personas criativas e traduzir suas impressões do mundo em publicações e outros itens gráficos. Pensa o livro como um acontecimento estético e político.

CASTANHA

MECÂNICA

RECIFE (PE)

A Castanha Mecânica arrisca, falha. Arrisca novamente e falha novamente. Ad infinitum. No meio do caminho, algumas pessoas gostam e o editor sempre se diverte.

CASTELO DE

CARTAS

TAUBATÉ (SP)

De Camila Loricchio e Jeferson Rocha, o Castelo de Cartas reúne literaturas encasteladas, zines de ladras sociológicas, moldadoras de nuvens materializadas e descongelamentos de geladeiras.

COMBUSTÍVEL

INSÓLITO

SÃO PAULO (SP)

A Combustível Insólito é um projeto editorial da ilustradora Bruna Ximenes, direcionado à produção de livros, zines, posters e por vezes até objetos e brinquedos que tenham um forte papel da imagem e ilustração como linguagem narrativa.

shop-branco.png
shop-branco.png
shop-branco.png
shop-branco.png
Concha Editora
Contravento Editorial
Croxilo
Daniela Avelar

CONCHA

EDITORA

RIO GRANDE (RS)

A gaúcha Concha Editora acredita na literatura feita em Rio Grande e arredores. Com o mar do sul por perto, tem como principais interesses literatura contemporânea e crítica literária. Faz livros únicos como são as conchas.

shop-branco.png

CONTRAVENTO

EDITORIAL

BERLIM (ALEMANHA)

Nascida em Curitiba e atualmente sediada em Berlim, tensiona limites em direção às "contravenções". Para a editora, o futuro é analógico. A forma é conteúdo (e vice-versa): cada livro, um corpo significante por inteiro para transformar a vida e ir além deste pouco de realidade dada.

shop-branco.png

CROXILO

SÃO PAULO (SP)

A Croxilo é um projeto de Brenda Prado que nasceu da necessidade criar com propósito. Ela produz gravuras com técnicas diversas, sendo a principal a xilogravura, seja integrada com arte têxtil, seja com outras tintas.

shop-branco.png

DANIELA AVELAR

SÃO PAULO (SP)

Daniela Avelar investiga em sua pesquisa a cor branca enquanto conceito e experiência, por meio de experimentos de restrição de escrita. Utiliza instrumentos literários em práticas ligadas às artes visuais, como a apropriação, uso e recontextualização.

shop-branco.png
Devora Editorial
Deep Editora
Dita Livros
Dolores Editora

DEEP

EDITORA

SÃO JOSÉ DO VALE DO RIO PRETO (RJ)

A Deep Editora lança livros que abrem caminhos no mistério da natureza. Publica pérolas de autores pouco conhecidos do grande publico, nos campos da literatura e das artes visuais.

shop-branco.png

DEVORA

EDITORIAL

SÃO PAULO (SP)

Realização do sonho de três amigos de publicar coisas boas e belas a preços acessíveis. No catálogo, há obras ilustradas, infantis e ainda livros de artista.

shop-branco.png

DITA
LIVROS

SÃO PAULO (SP)

Editora feminista com publicações de mulheres e pessoas LGBT+. Livros que abordam questões de gênero, raça e classe em temas como família, saúde, educação e trabalho. É também uma livraria online que oferece uma seleção de publicações independentes com esse perfil.

shop-branco.png

DOLORES

EDITORA

SÃO PAULO (SP)

Editora que se dedica ao universo do futebol com um jeito mais literário, de pesquisa e jornalismo. Da paixão para além de clube, taças ou estrelas, suas publicações são para quem quer mais cores, profundidade e coração.

shop-branco.png
Piscina Pública Edições
Polvilho Edições
Poupee Rouge
Projeto Zaire

PISCINA PÚBLICA 

EDIÇÕES

SÃO PAULO (SP)

Plataforma de projetos visuais que produz projetos de imagens, impressos e virtuais. Os livros são principalmente colaborativos e trabalham com a ideia do livro de artista, livro como suporte para um conceito desenvolvido através da imagem.

shop-branco.png

POLVILHO

EDIÇÕES

BELO HORIZONTE (MG)

Plataforma de publicação independente, vocacionada para o desenvolvimento do trabalho autoral, tanto no que diz respeito aos processos criativos das obras quanto aos modos e meios de sua produção, publicação e distribuição.

shop-branco.png

POUPEE
ROUGE

SÃO PAULO (SP)

A Poupée Rouge além dos livros infantis e adultos em estilos variados, (zine, HQ, contos, romances e livros de artistas), tem um projeto de livros em suportes alternativos com a intenção de transformar o descartável em obra cultural.

shop-branco.png

PROJETO

ZAIRE

SÃO PAULO (SP)

O Projeto Zaire produz conjuntos de carimbos desenhados e gravados pela dupla de artistas Zansky de Zaster e Rebeca Catarina. Uma inversão do processo que faz as pessoas (co)criarem com esses módulos, de maneira lúdica, suas próprias "gravuras" em tempos de quarentena.

shop-branco.png
Edição Barata
Dulcineia Catadora
Ea Damaia
Dublinense / Não Editora

DUBLINENSE /

NÃO EDITORA

TORRES (RS)

Publica livros que conversam com temas importantes do nosso tempo, através de vozes de diferentes partes do mundo e da nova literatura nacional. De Porto Alegre, mas com parte da editora em Torres (RS) e em São Paulo.

shop-branco.png

DULCINÉIA

CATADORA

SÃO PAULO (SP)

Edita livros de poesia, prosa, assim como trabalhos de artistas. Os livros são feitos por coletoras de papelão que trabalham na Cooperglicério e outros profissionais. Pontos fundamentais para o grupo são a sustentabilidade e a inclusão.

shop-branco.png

EA
DAMAIA

GUARULHOS (SP)

Ea é artista visual transdisciplinar, designer, ilustrador e pessoa trans não binárie. Gosta de fazer zines, quadrinhos e usar cores vibrantes para desenhar seus sentimentos e seu imaginário.

shop-branco.png

EDIÇÃO

BARATA

SANTO ANDRÉ (SP)

A Edição Barata é uma editora que se define como “gente pobre publicando literatura por conta própria”. Os livros são produzidos de forma caseira e artesanal pelo autor Enrique de Oliveira Aue. Contra a elitização de qualquer arte, a editora acredita que literatura é arte barata.

shop-branco.png
Edições Barbatana
Edições Breu
Edições Extemporâneas
Edições Formigueiro

EDIÇÕES 

BARBATANA

SÃO PAULO (SP)

A Edições Barbatana foi criada no final de 2015 pelo editor Paulo Verano e pela designer Angela Mendes. Os livros da Barbatana seguem duas linhas que se comunicam com liberdade - a pesquisa editorial e a experimentação gráfica.

shop-branco.png

EDIÇÕES

BREU

COTIA (SP)

Grupo formado por quatro artistas plásticas envolvidas em processos de impressão, que se reuniram pela vontade de produzir pequenas séries e ensaios nesse meio. Desenvolvem seus projetos em diversas técnicas como gravura em metal, fotografia, serigrafia, litografia, monotipia e desenho.

shop-branco.png

EDIÇÕES
EXTEMPORÂNEAS

SÃO PAULO (SP)

As publicações de Cleiri Cardoso e Paula Ordonhes — livros, cartazes, zines — são produzidas através de processos que vão da xilogravura à impressão digital, e ainda incorporam acabamentos manuais.

shop-branco.png

EDIÇÕES

FORMIGUEIRO

SÃO PAULO (SP)

Edições Formigueiro é uma distro de fanzines toscos e marginais que visa difundir ideia sapatão preto do @formigaoreal ligado a poesia, quadrinho, história, teoria lésbica e punk.

shop-branco.png
Editora Barbante
Edições Jabuticaba
Editora Caseira
Editora Elefante

EDIÇÕES 

JABUTICABA

SÃO PAULO (SP)

Edições Jabuticaba é um coletivo de tradutores que nasceu no começo de 2017. Floresce interessada em divulgar novos autores que navegam entre diferentes gêneros e exploram os limites da literatura.

shop-branco.png

EDITORA

BARBANTE

CURITIBA (PR)

A Barbante é uma editora independente cujo carro-chefe são publicações sobre música e fotografia. Foi fundada em Curitiba em 2016 pelos jornalistas Alessandro Andreola e Paola Marques e está sempre na busca de novas maneiras de conectar livros e leitores.

shop-branco.png

EDITORA
CASEIRA

FLORIANÓPOLIS (SC)

A Editora Caseira produz artesanalmente cada um de seus exemplares, desde 2014 já criamos diversos projetos incríveis. A editora acredita que imprimir e costurar os próprios livros é uma arte, e incentiva outros artistas a cada vez mais produzir em casa.

shop-branco.png

EDITORA

ELEFANTE

SÃO PAULO (SP)

A Editora Elefante conta com um catálogo de mais de 60 livros de não-ficção com os quais busca contribuir com debates sobre temas de grande relevância social, política e cultural, tais como: feminismo, alternativas, América Latina, descolonização e antropologia.

shop-branco.png
Editora Incompleta
Editora Instante
Editora Luas
Editora Moinhos

EDITORA 

INCOMPLETA

SÃO PAULO (SP)

Literatura latino-americana e caribenha, fotografia, teatro e HQs. Publica desde 2017 livros, zines e as revistas impressas Puñado e Liget. Trabalha com tiragens pequenas, que permitem experimentar gráfica e artesanalmente e acompanhar de perto cada detalhe dos trabalhos.

shop-branco.png

EDITORA

INSTANTE

SÃO PAULO (SP)

A Editora Instante publica obras de autores contemporâneos sobre temas discutidos na atualidade e reedições de grandes clássicos que fazem referência ao momento presente. Nossos livros abordam as questões humanas para leitores que questionam o mundo e a si mesmos.

shop-branco.png

EDITORA
LUAS

BELO HORIZONTE (MG)

A Editora Luas tem um projeto editorial feminista que nasceu a partir de um anseio coletivo por textos literários e teóricos/não ficcionais escritos por mulheres. Os seus principais eixos de publicação são literatura contemporânea, não ficção e resgate de autoras dos séculos 19 e 20.

shop-branco.png

EDITORA

MOINHOS

BELO HORIZONTE (MG)

Editora Moinhos publica autores e autoras nacionais e estrangeiras. Contos, poemas, romances e livros de ensaio fazem parte de nosso catálogo, assim como o foco na literatura latinoamericana.

shop-branco.png
Eliete Della Violla
Editora Pulo do Gato
Editora Reformatório
Eduardo Azevedo

EDITORA PULO 

DO GATO

SÃO PAULO (SP)

A Pulo do Gato é uma editora fundamentada na promoção da leitura literária para crianças e jovens e na divulgação de obras sobre leitura, literatura e formação de leitores.

shop-branco.png

EDITORA

REFORMATÓRIO

SÃO PAULO (SP)

A Reformatório publica obras de ficção em prosa e poesia, sempre com todo o cuidado nas edições e o compromisso com a liberdade de seus leitores e autores.

shop-branco.png

EDUARDO
AZEVEDO

CAMPO GRANDE (MS)

Do Mato Grosso do Sul, o cartunista campo-grandense Eduardo Azevedo desenha e inventa histórias desde que se conhece por gente, mas passou a divulgar o próprio trabalho nos últimos dois anos.

shop-branco.png

ELIETE

DELLA VIOLLA

SOROCABA (SP)

Artista visual, escritora, e designer gráfica de Sorocaba/SP. Desde 2017 edita suas próprias publicações com foco em poesia e ilustração. Pesquisa técnicas alternativas de impressão como o mimeógrafo, impressora matricial, stêncil e carimbos produzidos com objetos do cotidiano.

shop-branco.png
Entrecampo
EntreQuadros
Escambo Trocas Impressas
Experimentos Impressos

ENTRECAMPO

BELO HORIZONTE (MG)

Entrecampo é uma editora, uma oficina gráfica e um estúdio de design gráfico, especializada em Risografia. Publica edições de artista em pequena tiragem, do folheto até o livro.

shop-branco.png

ENTREQUADROS

SÃO PAULO (SP)

Selo editorial do autor Mário César, finalista do Prêmio Jabuti e três vezes vencedor do Troféu HQ Mix. Ele também é co-criador e organizador da POC CON — Feira LGBTQ+ de Quadrinhos e Artes Gráficas.

shop-branco.png

ESCAMBO TROCAS
IMPRESSAS

MANAUS (AM)

De Manaus, o projeto propõe trocas de impressões, edições independentes e ideias. Coordenado por Rômulo Nascimento, aceita gentilezas gráficas, desaforos criativos, ruidosos brancos, sinais de fumaça e impressões em tinta e vida, nas palavras do próprio editor.

shop-branco.png

EXPERIMENTOS

IMPRESSOS

CANOAS (RS)

Experimentos Impressos é um projeto de autopublicação criado em 2016. O objetivo é desenvolver projetos editoriais de baixa tiragem e com produção artesanal explorando os conceitos de zine, livro de artista, livro objeto e as diversas formas e suportes para dialogar com o texto.

shop-branco.png
Fabio Quill
Fasso_Zine
Fibrilação
Fotolab Linaibah


FABIO QUILL

CAMPO GRANDE (MS)

Fabio Quill é autor paulista radicado em Campo Grande (MS). Publicou zines literários, narrativas gráficas e ainda o livro "Amálgama", que traz contos, HQs curtas, registro de murais, pinturas e processo criativo.

FASSO_ZINE

PORTO ALEGRE (RS)

Selo de publicações do artista porto-alegrense Wagner Mello, cuja proposta é exercitar o experimento gráfico como construtor de narrativas, transitando entre técnicas e formatos. Publica narrativas solo e também publicações que são fruto de parcerias.

FIBRILAÇÃO

JOÃO PESSOA (PB)

Fibrilação é o nome de uma série de cartuns originalmente publicada entre 2017 e 2020 no Instagram do quadrinista paraibano Samuel de Gois. Residente em João Pessoa, o artista transportou a série para um livro.

FOTOLAB

LINAIBAH

SÃO PAULO (SP)

Editora colombo-brasileira que se estabeleceu em São Paulo. Foi criada com o espírito de produzir publicações foto-gráficas que experimentem com os formatos e explore a materialidade do papel para interagir com o público.

shop-branco.png
shop-branco.png
shop-branco.png
shop-branco.png
Gráfica Fábrica
Gomes e Maia
Grafatório Edições
Impressões de Minas Editora

GOMES E 

MAIA

SÃO PAULO (SP)

De experimentos gráficos na Folhetaria do CCSP em 2017, se formou a dupla Gomes e Maia. Faz um misto de serigrafia, xilogravura, monotipia e desenhos digitais, reafirmando a arte impressa independente e percorrendo caminhos pouco ortodoxos entre o digital e o manual.

shop-branco.png

GRAFATÓRIO

EDIÇÕES

LONDRINA (PR)

Coletivo, espaço cultural e selo editorial ativo há 8 anos em Londrina, no Paraná. Se concentra em objetos gráficos que intensificam a potência dos textos e em autores que atuam no fio de uma navalha. Se define como uma editora caipira e pós-industrial, caipirosmopolita e caboclofuturista.