Na semana prévia à feira acontece o Esquenta Miolo(s). Neste ano, a programação foi montada junto com os participantes com atividades livres. Nesse mesmo período, estreiam as conversas do Fala Miolo(s) no canal de YouTube da Biblioteca Mário de Andrade e também haverá ações da homenagem a Flavio Oliveiras. Confira nesta página tudo o que vai rolar e programe-se para acompanhar.

homenagem e fala miolo(s)

esquenta miolo(s)

pra-baixo.png

A Feira Miolo(s) 2021 começa oficialmente com a abertura da mostra de Flavio Oliveiras, homenageado desta edição, na Biblioteca Mário de Andrade. Haverá também uma conversa no auditório com Cibele Bonfim, do Ateliê de Ofícios e curadora da exposição, Cecilia Arbolave e João Varella (organizadores da Miolo(s)), Daniel Lima, Daniel Barbosa (Caderno Listrado) e convidados. Haverá transmissão ao vivo no YouTube e no site.

Como parte da homenagem a Flavio Oliveiras será exibido um documentário inédito realizado pela Apus Produtora de Conteúdo, de Marcelo Pinheiro e Claudia Chávez. O filme mostrará as diferentes facetas do artista baiano, como sua pesquisa nos ofícios gráficos, o resgate de fazeres manuais e tipográficos, a edição, a produção de feiras, o trabalho serígrafo e ainda o legado que deixou no bairro do Santo Antônio, em Salvador. Será feita uma exibição na Biblioteca Mário de Andrade e no YouTube.

pra-baixo.png

14H - ESQUENTA MIOLO(S) | LANÇAMENTO DA PUBLICAÇÃO "NUNCA TENTEI TE ESQUECER" instagram.com/dues.artes

Transmissão ao vivo do lançamento da publicação "Nunca tentei te esquecer", da DUES. A publicação será apresentada, bem como o processo de escrita, criação e edição. Alguns trechos da publicação serão lidos e perguntas do público serão respondidas.

15H - ESQUENTA MIOLO(S) | FAÇA SEU PRÓPRIO ZINE
instagram.com/zinexteditora

Uma conversa com a ZINEXT Editora, de Fortaleza, em que compartilham dicas úteis para iniciantes no universos das HQs montarem seus projetos de forma simples e barata.

As editoras independentes capitaneiam a chegada de autoras latinoamericanas no Brasil. Uma das casas que aproximam o Brasil da produção literária de seus países vizinhos é a Mundaréu, gerida por Silvia Naschenveng. A editora discute as características da nova onda e as tentativas de vincular o momento atual com o boom latino-americano dos anos 1960 e 1970. Naschenveng explica estratégias, como a criação de um clube de assinaturas e o processo de mudança do projeto gráfico do catálogo do selo.

silvia-roxo.jpg

A pesquisadora de livros ilustrados e editora da Amelì, Maria Amélia Jannarelli, reflete sobre a relação da cidade e os livros ilustrados. Para isso, traz exemplos de sua biblioteca particular, matéria-prima da conta de Instagram Blog do Livrinho, onde divulga literatura infantil há sete anos. Ela defende caminhadas livres pelos bairros, no melhor estilo flâneur, e a ocupação do espaço público. Ainda relata a experiência de abrir o selo surrealista Edições 100/cabeças.

ameli-roxo.jpg

18H - ESQUENTA MIOLO(S) | QUASE: PALAVRA EM TEMPOS DE GUERRA
instagram.com/nadifundio

Conversa com Isabela Bosi sobre as relações entre o processo de escrita e construção da obra e o momento político atual. QUASE desenha um universo de memórias, intenções e pensamentos de personagens difusos, sem nome, habitantes de um mundo em guerra, onde a humanidade é algo que resta como última esperança, quase nada. A narrativa de uma angústia diante das incertezas de um futuro que prevê um passado que não passou, um retorno ao horror de guerras que vivemos há não muito tempo — e mais: que nunca deixamos de viver.

LinkArt AA © - Flavio Oliveiras - Ateliê de Ofícios - Câmera - Imagens - 20.JPG

"Sobre Helen" é uma bioficção baseada na história de amor entre Helen Edington e Manoel Andrade, que viveram em Valença (Bahia), no final do século 19 e começo do século 20. A partir de memórias remotas, Arlete Soares inventa o diário da avó inglesa e nos convida a imaginar paisagens e afetos. Com impressão serigráfica e encadernação manual, o livro foi editado por Flavio Oliveiras, do Ateliê de Ofícios, antes de adoecer. O lançamento faz parte das ações da homenagem da Miolo(s) e contará com a participação de Arlete Soares, Cibele Bonfim e Cecilia Arbolave.

19H - ESQUENTA MIOLO(S) | LIVE SOBRE A PRODUÇÃO DE "FÓRMULA DO AMOR" instagram.com/zinexteditora

Milena Fernandes e Filippe Teixeira irão compartilhar os bastidores da produção e a criação da HQ "Fórmula do Amor", que será lançada em breve pela ZINEXT Editora, de Fortaleza.

19H - ESQUENTA MIOLO(S) | CAVALOS EM CORRIDA DENTRO DA GARGANTA: POEMAS DE MITTI POR FAYOLA instagram.com/estudiomar332

O estúdio MAR edições apresenta a poesia de Mitti Mendonça, interpretada por Fayola Ferreira. Mitti é artista visual, criadora do selo Mão Negra, que fomenta produções artísticas alinhavando poéticas negras, memória, afeto e ancestralidade. Fayola Ferreira é uma travesti negra, poetisa pela necessidade de ocupar espaços, burlar o cistema e produzir narrativas acerca da vivência travestigenere. Nesta ação, uma escreve, a outra diz, projetando a união de duas vozes que encontram pares.

19H - ESQUENTA MIOLO(S) | DEBATE SOBRE O ERRO E LANÇAMENTO DO LIVRO “ERRO DE TRADUÇÃO” pelo zoom com a Phonte 88

Uma conversa aberta sobre o erro a partir de uma investigação sobre a potencialidade do erro no processo criativo que gerou entre outros trabalhos o livro "Erro de tradução". A atividade acontecerá na plataforma do zoom com interessados e curiosos que queiram falar sobre os desestabilizadores e ocasionais erros.

19H - ESQUENTA MIOLO(S) | LANÇAMENTO DA "SUPERLATIVA FOTOLIVROS DIGITAIS" instagram.com/editoraestrondo

Lançamento da parceria entre a Editora Estrondo e a Fotô Editorial, "Superlativa Fotolivros digitais", que consiste na publicação de fotolivros digitais a partir do mapeamento artístico realizado no Cerrado brasileiro pela Editora Estrondo, primeira editora brasileira de fotolivros dedicada a publicar mulheres e a Fotô Editorial, primeira editora brasileira a publicar fotolivros digitais.

19H - ESQUENTA MIOLO(S) | OFICINA "ZINE JÁ" instagram.com/ci.ri.guela

O zine, mídia impressa alternativa, vem sendo utilizada na difusão de trabalhos culturais como alternativa de baixo custo para divulgação de autores e disseminação de ideias. É uma ferramenta criativa, de fácil reprodução, acessível e flexível e, além de tudo, divertida! Nesta oficina de 2 horas promovida pela Ciriguela, a proposta é criar um boneco de zine manualmente, através de recursos de recorte e colagem, carimbos, impressão e outros recursos de fácil manipulação.

19H30 - ESQUENTA MIOLO(S) | CONVERSA COM NILTON RESENDE SOBRE SEU LIVRO "FANTASMA" instagram.com/luanegracartonera

Ana Karina, da editora alagoana Lua Negra Cartonera, bate um papo com Nilton Resende sobre o último livro do autor, "Fantasma", publicado pelo selo Trajes Lunares em 2021.

pra-baixo.png

14H - ESQUENTA MIOLO(S) | LANÇAMENTO DO LIVRO "DUBLIN", DE MARCIA ROSENBERGER instagram.com/loreleybooks

Dizem que a cidade nos convida a visitá-la. Com "Dublin", o convite veio através de um livro: "The Book of Kells", no acervo da biblioteca do Trinity College. Caminhar por suas ruas, observando as pessoas e o dia-a-dia da cidade, seguindo os passos de Leopold Bloom, personagem do livro "Ulisses", de James Joyce, inspirou Marcia Rosenberger a produzir esta obra. A artista Rafaela Jemmene mediará a conversa sobre o processo de criação do "Dublin", o primeiro volume da série memozine, sobre impressões de viagem.

14H - ESQUENTA MIOLO(S) | LANÇAMENTO DA ZINE "IMAGENS"
instagram.com/danielalvesarte

A conversa vai discutir alguns dos principais assuntos da zine "Imagens", de Daniel Alves: como a ideia surgiu e como isso se relaciona com o desenvolvimento espiritual, criativo e imagético. Uma forma diferente de lidar com bloqueios criativos e desenvolver a percepção, tudo a partir da filosofia e da vivência.

16H - ESQUENTA MIOLO(S) | ZINE, ARTE E FEMINISMO
instagram.com/vanessadneuber

Neste projeto, Vanessa Neuber dedica-se a provocar inquietações através de um passado, não muito distante, onde a busca das mulheres por igualdade de direitos resultou em algumas conquistas importantíssimas, através de árduas lutas. Considerando o conhecimento a principal arma dessas lutas cotidianas, o intuito da apresentação é disseminar a história das mulheres, e mostrar a possibilidade de materialização de zines com o conteúdo de um artigo científico, de autoria da própria Vanessa.

Na primeira metade do século 20, os jornais ocupavam um lugar importante na troca de informações anarquistas, unindo movimentações distanciadas pela geografia. À frente da Tenda de Livros e do Jornal de Borda, Fernanda Grigolin produziu fac-símiles de jornais dessa época, como A Plebe. Em sua fala, ela discute como a tecnologia de impressão influenciou os meios de difusão e reflete sobre o momento atual da publicação. No final, abre diante das câmeras um pacote de jornais que voltou da Argentina. 

fernanda-2-roxo.jpg

A partir da ancestralidade negra e do cotidiano, o afrofuturismo esboça um futuro possível. O editor Anderson Lima e o designer Henrique André discutem a potência política e estética dessa corrente cultural. Sem medo de abraçar a cultura pop, a dupla mostra como o afrofuturismo ganhou impulso nos últimos anos na música, nos filmes e nos livros. Na Kitembo – edições literárias do Futuro publicam autores principalmente jovens nas múltiplas variantes do afrofuturismo, como a literatura fantástica, a fantasia e a ficção científica.

anderson-e-henrique-roxo.jpg

18H - ESQUENTA MIOLO(S) | VIDEO-PERFORMANCE
instagram.com/dues.artes

Exibição de vídeo-arte, escrito, gravado e editado por DUES. Um post, escrito como uma tentativa de alcançar os sentimentos mais profundos que apareceram durante o infindável isolamento social no Brasil, deu lugar a um áudio. Esse áudio foi transformado numa vídeo-performance da dupla DUES.

18H - ESQUENTA MIOLO(S) | BATE PAPO COM SERIGRAFIA
instagram.com/coticoa

Nesta atividade, Daniella Martini, criadora da Coticoá, vai serigrafar um postal especial para a Feira Miolo(s). Durante a live, ela usará o seu Kit de serigrafia para mostrar o passo a passo de como imprimir em casa. Tudo isso embalado por uma conversa descontraída com os participantes que poderão tirar dúvidas sobre o processo e a técnica.

18H - ESQUENTA MIOLO(S) | LANÇAMENTO DO LIVRO "DANZA"
instagram.com/nadifundio

Lançamento do livro DANZA em versão artesanal + conversa com os autores. Ao longo dos poucos dias em que estiveram juntos, Nahuel e Raisa apaixonaram-se em Buenos Aires. Por viverem em países diferentes, arriscaram uma tática para a saudade. DANZA reúne o material produzido por Raisa Christina (Brasil) e Nahuel Souto (Argentina) em texto, fotografia e desenho. Publicado pela primeira vez em 2018, o livro ganha agora uma edição especial artesanal em costura copta.

19H - ESQUENTA MIOLO(S) | PUBLICAR SÓ, DIVULGAR JUNTO
instagram.com/bancatatui

Criar no isolamento, divulgar de forma coletiva. Participantes do Curso Tatuí de Publicação compartilham experiências, contam das estratégias para estimular a criação e sobre as maneiras que encontraram para viabilizar os trabalhos em conjunto. Da Mostra Mosaico, estarão Adriene Coelho, Denise Bohrer, Felipe Franco Aronne, Gabriela L'Amour de Almeida, Heloisa Helena de Almeida Beraldo Assis e Silvia Maria Fernandes. Da Mostra Microfone Aberto, Isabela Pretti, Nicholas Kucker Triana e Virginia Costa.

19H - ESQUENTA MIOLO(S) | MESA: COLETÂNEAS DE QUADRINHOS DE UMA PESSOA SÓ no canal do YouTube do Selo Harvi

Para lançar a revista "Vira Lata 04", de João B. Godói e publicada pelo Selo Harvi, esta conversa reúne os autores Marcos KZ,  Kainã Lacerda, e Bruno Guma, além do próprio Godói, com mediação de Thiago Borges (O Quadro e o Risco). A proposta é debater sobre a coletânea como formato de produção e distribuição de quadrinhos: sua história, vantagens, e desvantagens.

19H - ESQUENTA MIOLO(S) | CONHECENDO A CÂMARA PERIFÉRICA DO LIVRO instagram.com/acaoeducativa

Espaço para apresentar da Câmara Periférica do Livro, projeto que busca dar visibilidade a 24 editoras, para que possam se estruturar e conseguir juntas continuar produzindo e vendendo suas publicações.

19H - ESQUENTA MIOLO(S) | LANÇAMENTO DE "FORMA, COR E SENSAÇÃO", DE MALIÉVITCH instagram.com/kinoruss_editora

Nesta live, será feito o lançamento de um texto vital de Kazimir Maliévitch, que sintetiza seu pensamento sobre a História e a Teoria da Arte. "FORMA, COR E SENSAÇÃO" foi escrito em 1928 e publicado na mais revolucionária revista de arquitetura das vanguardas soviéticas, a ARQUITETURA MODERNA número 5, a convite do construtivista russo Aleksei Gan, editor da publicação. O mestre também expõe de forma breve, mas vigorosa, os principais fundamentos do Suprematismo.

19H30 - ESQUENTA MIOLO(S) | LANÇAMENTO DA ZINE "HOJE SEREI SUA GUIA" E LIVE MULTIVERSER no canal do YouTube do Castelo de Cartas

Neste bate papo envolvendo a Camila Loricchio, da Castelo de Cartas, e o podcast literário Multiverso X será lançada a nova zine "Hoje serei sua guia". Ainda farão uma retrospectiva do ano com perguntas e respostas em um papo tradicionalmente caótico. A publicação é uma zine autobiográfica, uma tour pela psiquê encastelada, um machado e uma coleção de chapéus.

pra-baixo.png

14H - ESQUENTA MIOLO(S) | TRILOGIA DESESTRUTURAL DO LIVRO
instagram.com/lote42

Gustavo Piqueira é conhecido por livros de difícil classificação, nos quais mistura livremente texto, imagem e design. Três obras, porém, radicalizam essas relações entre conteúdo, forma e leitura: De Novo (2018), Bibi (2019) e O (2020), todos publicados pela Lote 42. Nesta live, Gustavo aborda essa espécie de trilogia, em que os mecanismos estruturais do livro são revelados e subvertidos, trazendo à tona o papel de coautor que é assumido por quem lê.

15H - ESQUENTA MIOLO(S) | LANÇAMENTO DO LIVRO "ESCOLA DO DESAPRENDER" instagram.com/sinistraedicoes

Neste evento, serão compartilhados os bastidores do livro "Escola do Desaprender", comemorativo dos 20 anos de trajetória da artista Katia Fiera, com desenhos inéditos do seu primeiro ano de produção. Também será mostrado o novo espaço da Sinistra Edições.

faraon-roxo.jpg

À frente da Dublinense há 12 anos, Gustavo Faraon divide os tropeços e acertos da profissionalização da editora criada em Porto Alegre. Ele conta como desenvolveu a relação com livrarias, a chegada de novos colaboradores, a perda de livros com uma enchente, a migração do estoque para uma empresa de logística, a formação de um conselho editorial e a internacionalização com a participação de feiras no exterior. Ainda reflete como o meio do livro é formado por relações pessoais, para o bem e para o mal. 

16H - ESQUENTA MIOLO(S) | EXPERIÊNCIAS COM A LINHA NO ESPAÇO-OBJETO

A designer Priscilla Ballarin é apaixonada pelo objeto livro, costuras, bordados, papéis e bons encontros. Já publicou três livros ilustrados em parceria com a escritora Edith Chacon: "Na casa deles", "Era uma vez outra vez' e "(Des)apontado". Nessa live, a artista irá apresentar exemplos de seu trabalho de ilustração utilizando linhas de costura sobre papel.

16H - ESQUENTA MIOLO(S) | LANÇAMENTO DO LIVRO "MEMÓRIAS DE UMA INFÂNCIA VIADA" instagram.com/experimentosimpressos

Para apresentar o livro de crônicas autobiográficas de Ricardo Rodrigues, publicado pelo seu selo Experimentos Impressos, e falar de algumas memórias de infância, a atividade terá participação da mãe do autor. "O livro é uma declaração de amor para todos aqueles que nunca silenciaram a criança viada que eu fui, e nem o adulto viado que me tornei", diz Ricardo.

16H - ESQUENTA MIOLO(S) | TRAVESSIAS E TRÂNSITOS PELO SELO PARALELO13S no canal do YouTube da Livraria Boto-cor-de-rosa

Uma live de leituras de alguns dos escritores publicados pelo selo paralelo13s. Os escritores falarão um pouco sobre os seus trabalhos e o foco da live será leituras de trechos das suas obras. Participam Luciany Aparecida, Louise Queiroz, Evanilton Gonçalves, Amanda Julieta, Alex Simões, Letícia Carvalho, Mônica Menezes, Sarah Fernandes, Lorena Grisi e Marcia Vinci, com mediação de Sarah Rebecca Kersley.

Diferente dos fanzines das décadas de 1960 e 1970, as publicações contemporâneas abraçam a materialidade como ferramenta expressiva. O avanço das tecnologias gráficas e a facilidade do acesso são alguns motivos apontados pela arquiteta Bebel Abreu, participante ativa da cena de arte gráfica. Ela traz à tona feiras pelo Brasil e o trabalho de colegas editores, além de apresentar publicações do catálogo da sua editora Bebel Books, em que as escolhas de design, formatos e materiais foram decisivas.

bebel-roxo.jpg

16H - ESQUENTA MIOLO(S) | CONVERSA SOBRE "DIÁRIO DA TRANCA"
instagram.com/mariposacartonera/

Neste encontro, o editor Wellington de Melo, da Mariposa Cartonera, conversa com Jedivam Gonçalves, organizadora do livro escrito e produzido por jovens em privação de liberdade no Sertão de Pernambuco.

O Clube Tatuí de Leitura da Sala Tatuí tem como diferencial a discussão de obras de editoras independentes. Em 2020, a médica e bibliófila Maria Paula Coelho assumiu a curadoria e a mediação, além de ampliar as discussões ao propor o Terapia Literária, para falar sobre narrativas curtas de autoria contemporânea ou clássica. Nesta live, Maria Paula reflete sobre as obras lidas de editoras como a Lote 42, Relicário Edições, Editora Nós, Moinhos, Dublinense, Relicário Edições, Mundaréu e Arte e Letra.

18H - ESQUENTA MIOLO(S) | LIVROS LIDOS, LIVROS COMENTADOS
instagram.com/bancatatui

19H - ESQUENTA MIOLO(S) | LANÇAMENTO DO LIVRO "UNIDAS NOS LANCEMOS NA LUTA: O LEGADO ANARQUISTA DE MARIA A. SOARES"
youtube.com/tendadelivros

O livro é o primeiro da coleção Charlas y Luchas e seu lançamento será uma atividade do Esquenta Miolos. A editora Aline Ludmila mediará a noite junto às autoras do livro Ananita Rebouças, Beatriz Silvério, Dandara Luigi e Nabylla Fiori de Lima, e às leitoras convidadas: Angela Roberti, Bruna Novais, Larissa Tokunaga e Thalita Dantes. Produção edição e circulação de publicações e processo coletivo serão abordados. O roteiro é de Fernanda Grigolin e o streaming de Lilian da Silveira.

19H - ESQUENTA MIOLO(S) | LEITURA POÉTICA E LANÇAMENTO DO LIVRO "DUAS MORTES" instagram.com/papel_pele

Julia Bac, autora do livro, e Geruza Zelnys irão fazer uma leitura poética do livro "duas mortes". Entre os poemas é possível perceber que o espectro da loba é daquela que perdeu seus semelhantes. Uma loba sem matilha. Julia Bac publica seus poemas no blog papelpele.com e em zines que faz e distribui de maneira independente. "Duas mortes" é seu primeiro livro, desta vez publicado pela editora 7Letras.

Newsletter newsletter news!! Atenção, a rádio marginália abre a programação d'@amargempress com repertório sonoro de @jupiter_91, intervenções de @mariavitoriamariaar, homenagem a @flos.oliveiras e ao @ateliedeoficios e mais decomposições, justaposições e sobreposições. Criar metáforas e ressignificar sons, palavras e imagens através da [com]posição de recortes e colagens: samplers. Um convite para uma imersão em um possível universo criativo, de possibilidades e de experimentações.

18H - ESQUENTA MIOLO(S) | RÁDIALIVE MARGINÁLIA
instagram.com/amargempress

19H - ESQUENTA MIOLO(S) | LEITURA PERFORMÁTICA DE "ALICE EM 7 CHAVES" instagram.com/amascoteeditora

Leitura performática de "Alice em 7 chaves", por Jonnatha Horta Fortes, e conversa da autora Adriana Peliano consigo mesma. O livro surgiu na pandemia, quando a autora viajou com Alice em busca de um elixir que estimulasse uma vida mais livre e criativa. No livro, sete chaves são apresentadas para o leitor: curiosidade, tempo, transformação, viagem, jogo, maluquice e sonho.

19H - ESQUENTA MIOLO(S) | LANÇAMENTO DE "VIDA ANIMAL"
instagram.com/casababayaga

Lançamento do livro "Vida Animal", de Odilon Moraes. A proposta é contar um pouco sobre o processo de produção: ilustrações, impressão do livro e prints. E ainda compartilhar os bastidores da campanha de financiamento coletivo, que teve muita tensão e também muita torcida. O livro de desenhos traz uma série de 51 animais, todos com expressões fortes e feitos com caneta BIC. São metáforas visuais que se tornam verbais em uma lista que nomeia cada personagem.

19H - ESQUENTA MIOLO(S) | LANÇAMENTO DA HQ "RENEGADOS NA PÉ DE CABRA" instagram.com/zinexteditora

Direto de Fortaleza, Pedro Lins e Polyelo Martins se reúnem para contar um pouco mais sobre a produção da HQ "Renegados na Pé de Cabra" e comemorar o lançamento dela

19H - ESQUENTA MIOLO(S) | LANÇAMENTO DO LIVRO "ÚLTIMAS FLORES"
instagram.com/gabrielsouzacoelho

Produzido especialmente para esta edição da Feira Miolo(s), o livro de poesia “Últimas Flores”, de Gabriel Coelho, será lançado em live. Serão apresentados detalhes dos bastidores da edição, além de alguns dos poemas recitados. O livro toma os Últimos Sonetos de Cruz e Sousa e os sonetos d'As Flores do Mal, de Baudelaire; seus versos são seccionados e remontados em novos sonetos, frutos do diálogo entre os dois poetas e o autor. Os versos de Cruz e Sousa são impressos em verde, e os de Baudelaire, em azul.

19H - ESQUENTA MIOLO(S) | LANÇAMENTO DA CAMPANHA DE FINANCIAMENTO COLETIVO DE "LOUISE BOURGEOIS E MODOS FEMINISTAS DE CRIAR", DE GABRIELA DE LAURENTIIS no canal do YouTube da Sobinfluência Edições

Live de lançamento da campanha de financiamento coletivo para a publicação de "Louise Bourgeois e modos feministas de criar", escrito por Gabriela Barzaghi De Laurentiis. A obra foi publicada no Brasil pela primeira vez em 2017, ganhando tradução espanhola em 2020 (No Libros). Desta vez, o trabalho retorna ao público nacional em novo projeto gráfico e novo posfácio, assinado pela professora Ana Paula Simioni, da Universidade de São Paulo, além de contar com as apresentações originais de Edgard de Assis Carvalho (PUC-SP) e prefácio de Patrícia Mayayo (Universidad Autónoma de Madrid).

19H30 - ESQUENTA MIOLO(S) | RADIO LA BICI PRESS
spreaker.com/user/labicipress

A Rádio La Bici Press é um projeto da editora Fotolab Linaibah que nasceu durante à pandemia como um espaço de encontro entre as editoras e o público apaixonado pelas publicações independentes. Para a edição da Miolo(s) vamos ter uma rádio ao vivo que tem como intuito aproximar aos expositores num espaço sonoro.

19H30 - ESQUENTA MIOLO(S) | PROCESSOS CRIATIVOS A PARTIR DO RPG
no canal do YouTube do Castelo de Cartas

Nesta conversa, Camila Loricchio, da Castelo de Cartas, e o podcast literário Multiverso X, trazem à tona a experiência do RPG de mesa e como pode estimular um exercício criativo de contação de histórias e ajudar na hora de estruturar personagens e desenvolver publicações impressas.

19H30 - ESQUENTA MIOLO(S) | CONTOS DE "VILA MATHUSA", TRANSCORRER APESAR DA CIDADE no canal do YouTube da Editora Incompleta

"Diálogos sob a cidade, um bate-papo de trans pra frente.  A Funilaria ocupa o YouTube da Incompleta para apresentar sua trajetória editorial enquanto conhece a autora e os contos de "Vila Mathusa" (em pré-lançamento). Participam Zênite Astra, Marilia Jahnel, Renata Del Vecchio e Laura Del Rey.

20H - ESQUENTA MIOLO(S) | LANÇAMENTO DE "O LIVRO INFANTIL PARA ADULTOS" instagram.com/editorainvisivel

"O Livro Infantil Para Adultos", de Omar Rosário, apresenta um projeto gráfico interativo que oferece ao leitor uma análise social, política e comportamental através de jogo de busca, folha espelho, conjunto de cartas, tabuleiro, ilustrações e 10 contos ilustrados que abordam assuntos polêmicos e necessários para questionarmos a nossa trajetória como espécie. Neste lançamento, haverá um bate papo sobre os contextos apresentados na publicação e apresentação do processos de montagem do livro.

19H30 - ESQUENTA MIOLO(S) | LANÇAMENTO DE "A FERA AO MEIO"
instagram.com/mocho_edicoes

Lançamento da obra “A fera ao meio”, da artista, poeta e professora Priscilla Menezes (@lotahille). Participam da live a editora Debora Leanza, a poeta e ensaísta Danielle Magalhães e a escritora Rita Isadora Pessoa. A obra reúne textos poéticos e artes visuais de Priscilla Menezes.

pra-baixo.png

14H - ESQUENTA MIOLO(S) | LANÇAMENTO DO LIVRO DE ARTISTA "TORPE"
instagram.com/jemmene

Neste lançamento, Rafaela Jemmene apresenta seu livro "Torpe", numa conversa com a artista Márcia Rosenberger. Ela contará sobre o processo de elaboração e feitura desta obra, que surgiu quando se deparou com o livro "Ejercícios del Estilo", de Raymond Queneau. Se Queneau escreve a mesma história 99 vezes de formas diferentes, Rafaela escolheu uma delas com a intenção de fazer um exercício de escrita próprio, o centésimo.

15H - ESQUENTA MIOLO(S) | IMPRESSÕES INÉDITAS + SORTEIO DE GRAVURAS
instagram.com/bella.bilto

Nesta live, a dupla Bella Bilto e Luis Maia fazem impressões ao vivo de duas gravuras inéditas. O trabalho da Bella, em xilo e linoleogravura, se concentra em pequeno formato, coloridas, realizadas a partir de fotografias. Já Luis se inspira na carga simbólica das imagens e do imagético originado da mata e do mar que cercam seu ambiente, em Ubatuba, no litoral norte de São Paulo. Após as impressões, será feito um sorteio durante a live das duas gravuras.

16H - FALA MIOLO(S) | DE VOLTA PRO FUTURO PRA GRAVURA

O processo de criação de gravuras a quatro (ou mais) mãos é um dos fios condutores da conversa da dupla da Revistacomando. Oriundos da faculdade de artes visuais, Frederico Heer e Guilherme Boso contam como trilharam seus caminhos e da importância dos ateliês públicos, do convívio e da troca nos processos criativos. Eles se valem de técnicas tradicionais da arte impressa, especialmente da xilogravura e serigrafia, para desenvolver obras carregadas de referências pop e eruditas.

revistacomando-roxo.jpg

16H - ESQUENTA MIOLO(S) | VISITA AO ATELIÊ DO ARTUR DORNELLES FERREIRA E DA FELIPA QUEIROZ instagram.com/vibora.edicoes

Uma tour pelo ateliê dos artistas Artur Dornelles Ferreira e Felipa Queiroz contando sobre o processo de criação de seus trabalhos. Direto de Porto Alegre, Artur apresenta o fac-símile de seu caderno de desenhos e Felipa suas tatuagens temporárias. A programação é proposta pela Víbora Edições, que busca abarcar os diversos formatos possíveis de arte gráfica, visando as potencialidades de cada um enquanto enquanto espaço de arte autônomo e móvel.

lila-roxo.jpg

Lila Botter desenvolve livros de artista próprios e ainda atua como designer para outras publicações. Em sua produção particular, investe em intensos trabalhos manuais, como uma cópia manuscrita única da novela O Alienista, de Machado de Assis, ou um caderno com pautas desenhadas à mão livre. No trabalho como designer, ela busca traduzir as intenções, desejos e conceitos que os artistas têm para seus livros. Lila traz exemplos, como Maria, da artista independente Estela Miazzi, e Welcome Home, do fotógrafo Gui Mohallem.

18H - ESQUENTA MIOLO(S) | LANÇAMENTO DO LIVRO "VIDEOGAME PANDEMIA" no canal do YouTube da Editora Elefante

Entocada pela Covid-19, boa parte da humanidade abraçou a cultura digital. O videogame, campo de evolução tecnológica e entretenimento interativo que mobiliza legiões e movimenta bilhões, teve um ponto de virada importante. Escrito e publicado em meio ao isolamento social, Videogame pandemia ensaia entendimentos e significados das influências dessa mídia movediça. No lançamento transmitido da Sala Tatuí, João Varella fala com Isadora Attab, da Editora Elefante, sobre o livro e reflete sobre o momento atual dos games.

18H - ESQUENTA MIOLO(S) | LANÇAMENTO DO LIVRO "NO DIA QUE MATEI MEU PAI FAZIA SOL" instagram.com/amargempress

A plataforma editorial baiana @amargempress e Vitória Maria Matos (@mariavitoriamariaar) lançam o livro "no dia que matei meu pai fazia sol". Obra de poesia e também com teor autobiográfico, terá impressão em risografia e em tipografia.

19H - ESQUENTA MIOLO(S) | LAB ESFÉRICO (LABORATÓRIO EDITORIAL ESFÉRICO) no canal do YouTube da Kinoruss Editora

Em 2021, a Kinoruss acolhe o LAB ESFÉRICO que investiga o LIVRO ESFÉRICO, conceito do cineasta e teórico soviético Serguei Eisenstein, e cria processos experimentais e formatos alternativos aos cânones de publicações acadêmicas. O projeto é coletivo e será apresentado pela primeira vez na Miolo(s), debatendo os conceitos estudados e apresentando os primeiros experimentos já realizados.

19H30 - ESQUENTA MIOLO(S) | LANÇAMENTO DO PROJETO "MEMÓRIAS TRANSVERSAIS" instagram.com/marianaleal_art

Live de lançamento do projeto “Memórias Transversais”, um jogo da memória a partir do trabalho de ilustração digital da artista Mariana Leal e pesquisa de Aline Eiterer e Lívia Reis, com cartas retratando cenários de mulheres históricas, escolhidas a partir de critérios de representatividades quanto a raça, sexualidade e territórios. O jogo foi criado como ferramenta lúdica, para promover diálogos que ampliem a percepção sobre o que é subjetivo e paradoxal na história das mulheres.

19H30 - ESQUENTA MIOLO(S) | LANÇAMENTO DO "RAINHA KAMBINDA: A GUARDIÃ DE CULTURAS" instagram.com/mocho_edicoes

Lançamento da obra "Rainha Kambinda: a guardiã de culturas”, escrita por Belisa Monteiro e Mariana Queiroz, com ilustrações de André Shibuya. Um trabalho extraordinário de valorização da cultura afro-brasileira voltado ao público infanto-juvenil. A obra é fruto da parceria Coletivo Cuíca com o Selo Mochinho da Mocho Edições, com financiamento da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo (Proac).

19H30 - ESQUENTA MIOLO(S) | LANÇAMENTO DE LIVRO E COLEÇÃO COM RAMPAZO + ODILON instagram.com/editoracaixote

Lançamento do livro "Coisas para deslembrar", o primeiro livro "sem idade" de Alexandre Rampazo, e também a estreia da Coleção PB, editada por Odilon Moraes. A Coleção PB conterá livros ilustrados (“Picture Books”) em Preto e Branco e que privilegiem “Poucas palavras e Boas Histórias”. É também o primeiro livro “sem idade” do aclamado autor e ilustrador Alexandre Rampazo. Nesta obra, Rampazo utiliza-se de poesia e imagens intimistas para falar sobre memória e sobre o que se leva desta vida.

19H30 - ESQUENTA MIOLO(S) | CONVERSA COM A AUTORA ANA KARINA SOBRE O LIVRO "MÁRIO (& ROSINA)" instagram.com/luanegracartonera

Bate-papo com o professor Nilton Resende, doutor em literatura, sobre a novela "Mário (& Rosina)", de Ana Karina Luna, livro publicado pela Lua Negra Cartonera, editora de Alagoas.

17H - ESQUENTA MIOLO(S) | LANÇAMENTO DE "DÁLIA, O CUPIDO APAIXONADO" instagram.com/dezorganizada

Nesta live, Júlia Oliveira Santos, do Dezorganizada, conta sobre a publicação e os bastidores da produção, que envolveu colagem e encadernação artesanal. A obra gira em torno de Dália, uma cupido que adora assistir o romance das pessoas ao seu redor, mas percebe que é meio difícil viver o próprio romance. Com sede em Nossa Senhora do Socorro (SE), o selo Dezorganizada busca viabilizar pequenas publicações independentes de artistas.

17H - ESQUENTA MIOLO(S) | LANÇAMENTO DO ZINE "VOLTA"
instagram.com/pio.zines

Uma live breve, stories e publicações no Instagram mostram o novo zine da PIO!: "Volta", uma continuação de "Labirintite", de Ana Maranhão. Nele, a protagonista olha através da passagem que supostamente poderia ser uma saída do labirinto em que ela se perdeu.

18H - ESQUENTA MIOLO(S) | LANÇAMENTO DO LIVRO "DISFUNÇÕES VITAIS" pelo zoom com a Caseira Editora

Lançamento do livro "Disfunções Vitais", de Silvana Macêdo, uma parceria entre Caseira Editora e Editora Bem-vinda. Um projeto gráfico especial de um livro contendo textos poéticos e ilustrações da autora, que relatam sua experiência com a doença lúpus. O evento propõe um espaço de conversa e trocas afetivas.

pra-baixo.png

12H ÀS 19H - FEIRA MIOLO(S)

Nos dias 6 e 7 de novembro, 125 editoras, coletivos e artistas apresentam seus trabalhos em lives de uma hora no Instagram. É a chance de conhecer os catálogos, conversar com os editores, descobrir os bastidores e entender os processos criativos. A cada hora, um novo grupo entra no ar, cada um no seu respectivo perfil. Confira neste link os grupos e horários.

GIRO é um novo evento que acontecerá no sábado da Feira Miolo(s), às 19h, em que serão apresentadas as novidades das editoras neste 2021. A ideia é fazer um giro pela feira e mostrar novidades. Vale projetos, lançamentos de publicações, novidades nos ateliês, etc. Será uma transmissão ao vivo, direto da Biblioteca Mário de Andrade e transmitida no YouTube e no site.

pra-baixo.png

12H ÀS 19H - FEIRA MIOLO(S)

Nos dias 6 e 7 de novembro, 125 editoras, coletivos e artistas apresentam seus trabalhos em lives de uma hora no Instagram. É a chance de conhecer os catálogos, conversar com os editores, descobrir os bastidores e entender os processos criativos. A cada hora, um novo grupo entra no ar, cada um no seu respectivo perfil. Confira neste link os grupos e horários.

Depois de dois dias de feira, 125 lives, lançamentos, conversas e muita troca, a Miolo(s) promove uma live coletiva no Instagram para encerrar a edição. Promete ser imprevisível e um tanto anárquica.