top of page
fundos-site-wix-23_site-esquenta.png

Desde 2017, o Esquenta Miolo(s) traz atividades de formação e reflexão voltadas para editores independentes e artistas gráficos. A programação oficial de 2023 aconteceu na Hemeroteca Mário de Andrade e também na Biblioteca Mário de Andrade. A participação das atividades se deu por meio de inscrições divulgadas neste site.


1 de novembro


imprimir pra quê?

quarta-feira, às 14h
Biblioteca Mário de Andrade (terceiro andar)

Um encontro para promover reflexões coletivas sobre o momento da arte gráfica no Brasil. Gustavo Piqueira, João Varella e Cecilia Arbolave, responsáveis pela concepção da mostra “IMPRIMIR PRA QUÊ?”, estimularam uma roda conversa que buscou compreender por que uma tecnologia até pouco tempo atrás considerada obsoleta e irreversivelmente fadada à extinção insiste não apenas em se manter viva, como segue exibindo um vigor de crescente pulsação.

As fotografias são de Ayumi Ranzini


2 de novembro


experiências gráficas
para criação de fanzines

quinta-feira, às 10h e 14h (duas turmas)
Hemeroteca Mário de Andrade

Esta oficina propiciou a aproximação de duas técnicas artesanais de impressão (serigrafia e xilogravura) para a elaboração de fanzines e publicações independentes. Com a orientação das artistas Lina Ibáñez (Colômbia) e Florencia Lastreto (Uruguai), do projeto La Bici Press, a atividade teve duas turmas, uma às 10h e outra às 14h. Cada oficina teve a duração completa de 2h30. 

As fotografias são de Ayumi Ranzini


edição gráfica latina

quinta-feira, às 17h
Hemeroteca Mário de Andrade

Exposição de trabalhos de editores latinoamericanos e uma conversa aberta sobre as particularidades de cada projeto e de cada região. Participaram Ariel Farace (Libros Drama), Delfina Estrada (Fábrica de Estampas), Diego Mellado Gómez (Nadar Ediciones / Editorial Eleuterio), Flor Aletta (Editorial Karaoke), Juan Pablo (Are You a Cop or What?), Magenta Magnelli (Estudio Mafia),Sebastián Goyeneche (Hule Colectivo Editorial) e Tomas Spicolli (Masao). A mediação foi de Cecilia Arbolave, editora da Lote 42 e organizadora da Miolo(s).

As fotografias são de Ayumi Ranzini


3 de novembro


me indica uma gráfica?

sexta-feira, às 10h
Hemeroteca Mário de Andrade

Este encontro ofereceu aos editores um repertório de contatos nas áreas gráficas. Profissionais de áreas de impressão em risografia, serigrafia, offset, digital e acabamentos gráficos apresentaram seus trabalhos e possibilidades de acabamentos para os publicadores inscritos.

As fotografias são de Ayumi Ranzini


giro miolo(s) - especial 10 anos

sexta-feira, às 19h
Auditório da Biblioteca Mário de Andrade

Na abertura da Miolo(s), João Varella e Cecilia Arbolave, organizadores da Miolo(s), fizeram um giro pela arte impressa com entrevistas a publicadores com mais de 10 anos de trajetória. A conversa trouxe à tona estratégias de continuidade, refletir sobre a maturidade de iniciativas e pensar em novas maneiras de alcançar diferentes públicos. As falas estão disponíveis no YouTube da Biblioteca Mário de Andrade

As fotografias são de Ayumi Ranzini
bottom of page