

esquenta miolo(s)
de 3 a 7 de novembro
Desde 2017, o Esquenta Miolo(s) traz atividades de formação e reflexão voltadas para editores independentes e artistas gráficos. A programação oficial de 2025 acontece na Hemeroteca Mário de Andrade, no terceiro andar da Biblioteca Mário de Andrade e no Auditório da Biblioteca Mário de Andrade. Atenção: algumas atividades têm vagas limitadas e precisam de inscrição prévia a partir de 27 de outubro.



segunda 3/11 [oficinas]
14:00 às 18:00
OFICINA Desenho modular de caracteres tipográficos, com Buggy
Hemeroteca Mário de Andrade - sala 28 (térreo)
vagas limitadas | inscrições lotadas
Oficina introdutória de desenho modular de caracteres tipográficos, utilizando a ferramenta MECOTipo (Método Introdutório de Ensino Coletivo do Desenho de Caracteres). Com orientação do designer Buggy, serão apresentadas ferramentas para a criação de uma fonte tipográfica modular, como o caderno de malha, os módulos e a grade de derivação de forma. Cada participante receberá um exemplar do Caderno de Exercício Tipográfico nº1, para ser usado durante a oficina.
17:00 às 20:00
OFICINA Fanzine + software livre, com La Bici Press
Biblioteca Mário de Andrade - 3° andar
vagas limitadas | inscrições lotadas
Ferramentas de software livre podem viabilizar a autopublicação. Nesta oficina de La Bici Press, ministrada pelas artistas Florencia Lastreto e Lina Ibáñez, será realizada a criação coletiva de um zine com textos e imagens. A partir de sugestões da turma, será feita a diagramação e vetorização da publicação, que também contará com desenhos feitos em papel carbono.
17:00 às 20:30
OFICINA Técnica codex de encadernação
Hemeroteca Mário de Andrade - Sala 27 (térreo)
vagas limitadas | inscrições lotadas
Nesta oficina ministrada pela ilustradora Joana Velozo, cada participante confeccionará manualmente um caderno no formato 15x21 cm, com páginas furadas e costuradas à mão. A capa será produzida em papelão cinza de 2 mm, revestida com tecido de algodão, resultando em um caderno finalizado, pronto para uso ou para presentear.

terça 4/11 [mercado]
16:00
Profissionalização, edição
e boas práticas no mundo do livro
Biblioteca Mário de Andrade - 3° andar
vagas limitadas | inscrições abertas
Começar a participar de forma ativa em feiras, entrar em livrarias, participar de editais. Quais os passos que uma pequena editora ou artista independente pode dar para, pouco a pouco, crescer e ganhar autonomia. Neste encontro, o editor e livreiro João Varella compartilha práticas tradicionais e inovadoras para o mundo do livro que é importante conhecer.
19:00
Livrarias de rua: quem são,
como vivem, do que se alimentam?
Biblioteca Mário de Andrade - 3° andar
encontro aberto, só chegar!
Um encontro aberto com livrarias de rua da cidade de São Paulo para conhecer as particularidades dos espaços, compartilhar vitórias e derrotas, além de encontrar caminhos para fortalecer o ecossistema livreiro. O encontro é aberto a editoras, bibliotecários, escritores e pessoas interessadas em geral.
quarta 5/11 [mulheres na gráfica]
10:00
Workshop intensivo de produção gráfica: orçamentos, léxico e boas práticas
Hemeroteca Mário de Andrade - auditório
vagas limitadas | inscrições abertas
Saber pedir um serviço gráfico e, ainda, entender o orçamento que chega da gráfica poupa muitas dores de cabeça de quem quer se aventurar no mundo da impressão. Neste workshop intensivo, as produtoras gráficas Marcia Signorini e Cecilia Arbolave compartilham conceitos, experiências e ferramentas valiosas para editoras, autores e artistas.
14:00
Profissão: produtora gráfica
Biblioteca Mário de Andrade - 3° andar
encontro aberto, só chegar!
O que faz uma produtora gráfica? Quais características definem uma boa profissional? Quais obstáculos elas costumam driblar? Neste encontro aberto, produtoras gráficas de trajetórias diferentes no mercado editorial brasileiro discutem a profissão e refletem sobre boas (e não tão boas) práticas. Participam: Acássia Correia, Aline Valli, Carol Vapsys, Cecilia Arbolave, Heloisa Vasconcellos, Joana Cruz, Juliana Brandt, Lilia Goes, Marcia Signorini, Marina Ambrasas, Monica Schoenacker e Regina Garjulli.
17:00 às 19:00
Nas mãos das mulheres impressoras
Biblioteca Mário de Andrade - 3° andar
encontro aberto, só chegar!
Cinco mulheres impressoras apresentam as especificidades dos seus trabalhos, os desafios de manter um ateliê ativo, os caminhos que encaram para escalar produção, para trabalhar com outros artistas, entre outros desafios cotidianos. Tipografia, cianotipia, serigrafia, risografia, stencil, carimbo, datilografia, impressão digital, são algumas das técnicas abordadas por elas.
Participam: Giulia Maria Reis (Gráfica Paixão), Laura Daviña e Livia Viganó (Parquinho gráfico e Publication Studio São Paulo [PSSP]), Monica Schoenacker (Sericleta) e Silvia Nastari (Tipografia Quelônio)

quinta 6/11 [territórios gráficos]
14:00
Encontro aberto: a arte gráfica pelo Brasil
Biblioteca Mário de Andrade - 3° andar
encontro aberto, só chegar!
Se a arte gráfica no País ganha força com eventos, ateliês e lojas especializadas, as realidades variam. Neste encontro, editores e artistas gráficos das cinco regiões apresentam as singularidades e dificuldades dos lugares onde atuam.
Participam: Gustavo Reginato e Gabriel Zeferino - Caseira.art (Penha, SUL), Marrytsa Melo - nano editora (Rio de Janeiro, SUDESTE), Buggy - Ateliê de Impressos (Fortaleza, NORDESTE), Marcelo Marostica - Ateliê Vila Boa (Goiânia, CENTRO-OESTE) e Rodrigo Cantalício - Coletivo Afluentes (Belém, NORTE)
17:00
Encontro aberto: a arte gráfica pela América Latina
Biblioteca Mário de Andrade - 3° andar
encontro aberto, só chegar!
Artistas, editores e impressores de quatro países do continente latino-americano participam neste encontro aberto para apresentar o cenário da Argentina, Chile, Peru e Colômbia a partir dos seus projetos específicos.
Participam: Maria Laura Aluan Canselo - Charco - editora artesanal - (Buenos Aires, ARGENTINA), Pablo Ceballos Cortes - Ink Project (Santiago, CHILE), Luis Antonio Hernández Perales - Arándano (Lima, PERU) e Felipe González González - La Tipo (Bogotá, COLÔMBIA)

sexta 7/11 [memória]
14:30
A cidade na publicação: uma caminhada e uma conversa
A caminhada sai da Biblioteca Mário de Andrade (Rua da Consolação, 94). A conversa acontece às 16h no Auditório da Biblioteca Mário de Andrade
participação aberta, só chegar!
O centro de São Paulo pelo olhar de três artistas: a ilustradora espanhola Ángela León, a artista visual gaúcha Letícia Lampert e o arquiteto catarinense Ricardo Luis Silva. A atividade começa com uma caminhada que tem como ponto de partida a Biblioteca Mário de Andrade seguida de uma conversa no auditório (às 16h) sobre como a cidade tem mudado na última década e como se manifesta nas publicações impressas, em diversas linguagens, como desenho, texto e fotografia.
17:00
Arte gráfica nos 100 anos da Biblioteca Mário de Andrade
Auditório Mário de Andrade
1° andar
acesso livre, só chegar!
O autor, pesquisador e artista gráfico Gustavo Piqueira, curador da exposição “100 em 10: Arte impressa no acervo da Biblioteca Mário de Andrade”, discute como o recorte de livros do acervo, publicados entre 1926 e 1992, dialoga, em diferentes medidas, com a produção de arte impressa independente. Ele também traz não apenas alguns esboços de possíveis ‘árvores genealógicas’ dessa produção contemporânea como também realça a própria vocação da BMA em abrigar publicações desse tipo.
19:00
Abertura da Miolo(s)
Biblioteca Mário de Andrade - terraço do 3° andar
debate aberto com publicadores, só chegar!
Na véspera da Feira Miolo(s), este debate aberto busca pensar o momento atual da arte gráfica e, em especial, refletir sobre as perspectivas do futuro próximo da publicação independente. João Varella e Cecilia Arbolave, curadores e organizadores da Miolo(s), mediam a conversa com os publicadores presentes abordando questões centrais da cena contemporânea, como meios de produção, distribuição e formação de público.